É o aspecto mais importante na Fibrose Cística. O tratamento apropriado e oportuno previne ou retarda os danos irreversíveis nos pulmões. O tratamento deverá ser constante e completo.

Fazem parte do tratamento:

Fisioterapia Respiratória: São técnicas que facilitam a saída do catarro (muco) dos brônquios, possibilitando uma melhor limpeza dos pulmões e, conseqüentemente, menos infecções. Essas técnicas são ensinadas pelos fisioterapeutas. Para cada idade existem técnicas apropriadas.Exemplos: tapotagem, drenagem postural, ciclo ativo da respiração, técnica da expiração forçada, uso do “flutter” ou “shaker” e vários outros. Outras técnicas devem estimular ao final a tosse, que tem um importante papel na limpeza do pulmão.

O importante é independentemente da técnica usada não se esquecer de fazer a fisioterapia respiratória todos os dias. Qualquer tipo de exercício físico também deve ser incentivado para complementar a fisioterapia.

Antibióticos: São usados para prevenir e controlar infecções respiratórias, já que nos pacientes o muco não cumpre sua função de retirar germes e bactérias.

Inalações: Ajudam a afinar e desprender o muco grudado para que o paciente possa ter livres as vias respiratórias. Em alguns casos usa-se também inalações com antibióticos.

Independente de ainda não existir cura definitiva, um tratamento rigoroso e contínuo contribuíra definitivamente para tornar mais feliz e longa a vida do paciente.

Conheça quais são os centros de tratamentos que existem