
5 de Setembro – Dia Nacional da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
A Fibrose Cística é uma doença hereditária, rara, com a qual algumas crianças nascem, e que causa o mau funcionamento de certas glândulas do corpo, produzindo uma secreção anormal, mais pegajosa e espessa, que acabam afetando a função glandular.
Este acometimento pode afetar o funcionamento de vários sistemas do organismo, dentre eles o sistema respiratório e o sistema digestivo.
E por ser uma doença genética, a criança portadora de Fibrose Cística, ou mucoviscidose, já nasce com o gene causador da doença, que é herdado dos pais (um gene vindo do pai e um vindo da mãe).
Esta doença genética ainda não possui uma cura, mas felizmente existe um tratamento bem avançado, que permite ao paciente portador de FC ter uma vida longa e cheia de realizações, sempre se mantendo atendo ao tratamento, com adesão adequada, e seguindo as orientações da equipe multiprofissional que o assiste, bem como o carinho e o apoio de seus pais, irmãos e amigos.
E este apoio se torna mais amplo quando a Fibrose Cística é divulgada, e por isso nós da APAM temos a data da divulgação nacional, o dia 5 de setembro, sempre viva em nossa memória, para que possamos, não só divulgar a FC, mas também auxiliar a todos, pacientes e familiares, nesta jornada em busca de uma qualidade de vida excepcional.